Coeficiente de ganho de aquecimento solar

Compreender a transmitância solar com materiais translúcidos e transparentes tais como o vidro é importante para determinar o ganho de calor ambiente, benéfico no inverno pois reduz a necessidade de aquecimento, mas que no verão pode causar superaquecimento. Esse valor total é igual ao calor transmitido diretamente através do material, somado ao absorvido e então re-emitido no espaço.

Até recentemente isso era expresso em termos de um coeficiente de sombreamento que descrevia a quantidade de calor solar transmitida através de um material em comparação com a dispensada por meio de uma folha padrão de vidro float claro com 3mm de espessura. No entanto, os fabricantes estão se afastando desse padrão. Nos Estados Unidos eles estão indo em direção aos coeficientes de ganho de calor solar (SHGC) e na Europa, janelas de fatores solares ou valores-g.

Em essência, as duas vertentes representam a fração da radiação solar incidente transmitida por uma janela, expressa como um número entre 1 e 0, onde 1 indica o máximo possível de ganho de calor solar, e zero, sem ganho de calor solar. A diferença entre os sistemas americano e europeu é que eles usam um valor diferente para a massa de ar.

O ganho de calor solar real é dependente do ângulo de incidência da radiação solar na vitrificação (bem como a proporção de radiação solar difusa e direta do feixe) assim como o campo espectral da radiação solar. Entretanto, como um método simplificado, os fabricantes fornecem frequentemente somente um coeficiente de ganho de calor solar de médio-espectro para a radiação solar normalmente incidente. Os valores para outros ângulos e para a difusão podem então ser estimados usando equações ou tabelas padrão para janelas similares.

Vale ressaltar que os coeficientes de ganho de calor solar, assim como os valores-g, podem se referir ao SHGC do centro do vidro ou se relacionar com toda a janela, incluindo o quadro.

Febrava 2019 é palco para as principais discussões do mercado e das tendências para os próximos anos. Assine nossa newsletter para se manter atualizado com todos esses conteúdos!

E faça seu credenciamento!

Facebook Comments Box