Os umidificadores adicionam umidade ao ar, que pode beneficiar pessoas com sintomas respiratórios ou a pele seca. Existem várias maneiras de usá-los em casa ou no escritório, mas também há alguns riscos. Podem ser de vapor, ultra-sônicos, evaporadores, impulsores e centrais. Saiba mais sobre suas vantagens, como usá-los corretamente e precauções a tomar.

Prevenção da gripe

Autores de um estudo observaram que os umidificadores reduzem o risco de gripe. Depois de adicionar o vírus ao ar com uma tosse simulada, os pesquisadores descobriram que níveis de umidade acima de 40% rapidamente desativam as partículas virais, tornando-as muito menos infecciosas.

Tosse mais produtiva

O ar seco pode fazer com que uma pessoa tenha uma tosse seca e improdutiva. Adicionar umidade ao ar pode auxiliar nas vias aéreas, fazendo uma tosse mais produtiva que libera catarro.

Reduz o ronco

Aumentar a quantidade de umidade no ar também pode reduzir o ronco. Se o ar está seco, as vias aéreas de uma pessoa são menos lubrificadas e podem fazer aumentar o ruído do ronco.

Mantendo a pele e cabelo úmidos

Algumas pessoas percebem que a sua pele, lábios e cabelos tornam-se secos e frágeis no inverno. Usar um umidificador pode ajudar a reduzir a ocorrência desses problemas.

Reduzir os sintomas de alergia e asma

Usar um umidificador corretamente pode ser uma boa maneira de reduzir sintomas da alergia e da asma. Autores de um estudo descobriram que os professores expostos a níveis muito altos ou muito baixos de umidade em suas salas de aula tiveram um risco aumentado de sintomas semelhantes à asma.

Benefícios para a casa

A umidade pode ser útil para deixar as casas mais vibrantes e os assoalhos ou a mobília de madeira durarem por mais tempo. A umidade pode igualmente ajudar a impedir o rachamento do papel de parede e da eletricidade estática da construção acima.

Riscos

Um umidificador pode ser uma grande maneira de adiciona umidade ao ar, mas há alguns riscos a considerar.

Umidificadores sujos

Umidificadores transformam a água em vapor respirável no ar. Se o tanque de água da unidade estiver sujo, o vapor que uma pessoa respira também estará sujo. Um tanque escuro e úmido é um ambiente que promove germes, mas a limpeza regular pode ajudar a evitar quaisquer problemas. Limpe sempre o umidificador completamente como informado pelo fabricante. A água não deve ficar no reservatório por  muito tempo e se tem um filtro, substitua-o frequentemente.

Umidade demais

Alguma umidade no ar pode ser uma coisa boa, mas níveis excessivos podem tornar a respiração difícil e alguns sintomas de alergia pior. Por exemplo, alérgenos comuns, incluindo ácaros da poeira prosperam em ambientes úmidos. Quem usa um umidificador deve igualmente ter um medidor da umidade ou um higrômetro.

Usando água pura ou da torneira

Muitos fabricantes recomendam usar somente a água pura e limpa em seus umidificadores. Há algumas razões para isso. A água da torneira não filtrada pode conter níveis mais elevados de minerais e outras partículas do que a purificada ou destilada. Esses compostos podem acumular-se na máquina, fazendo com que ela se desgaste mais rápido do que o esperado. O umidificador pode igualmente empurrar estes minerais no ar e uma pessoa pode inalá-los.

Qualquer pessoa que utilize um umidificador deve evitar aproximar-se demasiado da máquina. Ao usar em um local com crianças, é importante supervisioná-los.

Febrava 2019 é palco para as principais discussões do mercado e das tendências para os próximos anos. Assine nossa newsletter para se manter atualizado com todos esses conteúdos!

E faça seu credenciamento!
Facebook Comments Box