HOTEL UNIQUE REDUZ EM 35% CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA COM RETROFIT DO SISTEMA DE CLIMATIZAÇÃO

Com o retrofit, empreendimento deixou de emitir 988 toneladas de CO2 e obteve payback de R$ 340 mil

Um dos edifícios mais famosos de São Paulo por sua arquitetura diferenciada, o Hotel Unique reuniu um time de especialistas para ganhar vida. O projeto arquitetônico com formato de um arco invertido é assinado por Ruy Ohtake, o design elegante e contemporâneo ficou a cargo de João Armentano, enquanto o paisagismo foi criado por Gilberto Elkis. Por fim, a sua gastronomia é comandada pelo Chef Emmanuel Bassoleil, no restaurante Skye.

Inaugurado em 2003, o Hotel Unique passou recentemente por um retrofit em seu sistema de climatização. O sistema do tipo expansão indireta com dois resfriadores de líquido com condensação a ar estava totalmente obsoleto tanto em sua vida útil, quanto ao rendimento energético.

Além disso, os compressores partiam no sistema estrela triângulo, ou seja, o sistema de geradores não conseguia suportar a corrente de partida dos resfriadores e desarmava. Já o sistema de bombeamento e distribuição de água era composto por bombas horizontais de baixo rendimento e as válvulas de balanceamento eram estáticas. Por fim, o Hotel Unique precisava de um sistema de climatização que operasse com a energia essencial dos geradores existentes em caso de falta de eletricidade da concessionária.

“Tínhamos uma central de água gelada defasada, gerando altos custos de manutenção corretiva e também diversas reclamações dos clientes devido à sua performance, pois os equipamentos não chegavam na temperatura de conforto”, explica Giovani Nicotra, gerente de manutenção do Hotel Unique.

Para ganhar confiabilidade de operação além de reduzir o consumo de energia, o Hotel Unique investiu na modernização do sistema de climatização. A EPT Engenharia desenvolveu o projeto de retrofit priorizando a exigência do Hotel Unique por manter um sistema de climatização operando ininterruptamente. Assim, o sistema de expansão indireta permaneceu. A instaladora Star Center entrou em ação para buscar o que há de melhor em tecnologia para atender o projeto de retrofit, especialmente a questão da eficiência energética.

Essa é uma seleção de conteúdo da Reed Exhibitions Alcantara Machado sobre o mercado. Para continuar lendo, visite o site da Abrava com a matéria completa.

Facebook Comments Box