Influenciadoras digitais despertam a atenção para participação feminina no AVACR

0
496
1º Encontro Nacional de Mulheres - Febrava 2019

As principais expressões de um grupo que começa a ocupar seu espaço são: Carmosinda Santos, Gisieli Severo, Vanessa Paixão, Viviane Oliveira, Laura de Vooght, Marilon Barbosa, Jô Silva, Rosana Paixão, Ana Carolina Rodrigues, Liliane Carvalho, Leylla Lisboa, Jossineide Oliveira, Natália Borges, Gabriela Giacomini, Sybila Garcia e Rafaela Quintino. São técnicas, mecânicas e engenheiras, e chamam a atenção do setor de AVAC-R para a presença feminina, com voz ativa através de grupos como Elas no AVACR, Mulheres no HVACR, e As Bravas Mulheres.

Elas no AVACR – Mulheres no HVACR

Carmosinda Santos, técnica mecânica em refrigeração e climatização da Equinix, uma das criadoras dos grupos Elas no AVACR e Mulheres no HVACR, conta que a intenção inicial foi juntar as meninas para sanar dúvidas técnicas. “Em março de 2018 fiz um vídeo para um grupo misto de refrigeristas no Facebook, explicando termodinamicamente, o motivo dos 3 metros de tubulação exigidos pelo fabricante para instalação de AC, gerando muitos comentários positivos. Algumas meninas se identificaram comigo e me procuraram para formarmos um grupo no whatsapp e junto com Vanessa Paixão, Viviane Oliveira, Laura de Vooght, Gisiele Severo, Marilon Barbosa, Jô Silva e Rosana Paixão, começamos a nos comunicar por esse grupo só de meninas. A ideia era trocar informações entre nós e prospectar algumas ações para destacar a presença das mulheres no setor. Dessa união criamos os grupos Mulheres no HVACR e Elas no AVACR. Acredito que hoje, quebramos muitos paradigmas. São mais de 200 meninas que participam ativamente desses grupos no Facebook e Instagram. No Elas no AVACR só participam mulheres. Já o Mulheres no HVACR, tornou-se um espaço compartilhado também com homens. A participação ativa desses grupos contribui para a união do setor. As meninas se sentem à vontade para expor suas dúvidas, publicar oportunidades de trabalho, muitas vezes desabafar, enfim, tornou-se um espaço aberto para troca de informações. Essa visibilidade contribuiu para a realização de ações voltadas às mulheres como 1º Treinamento LG Mulheres; Encontros para Mulheres e Treinamentos na Samsung, Poloar, STR, Trane Summit e Armacell Febrava 2019. Neste último, conseguimos reunir mais de 80 mulheres. Recebo mensagens com fotos, compartilhando a presença das esposas nas instalações e muitas delas, hoje, à frente das empresas de seus maridos. São reconhecidas como instaladoras, empresárias, empreendedoras e batalhadoras. Através dos grupos no Facebook, Instagram, LinkedIn, whatsapp, promovemos e incentivamos as futuras gerações de instaladoras a um maior conhecimento técnico, melhorando a mão de obra qualificada para o setor. Os grupos Elas no AVACR e Mulheres no HVACR têm hoje mais de 40 mil seguidores”, diz Carmosinda.

Para Gisieli Severo, técnica responsável na LG Severo Climatização e Elétrica, uma das administradoras do Elas no AVACR, através dos grupos as mulheres ganharam maior visibilidade, assim como mais respeito junto aos clientes.  “Tínhamos muitas gurias com dificuldades em algum tipo de manutenção e quando precisávamos de apoio com dúvidas num grupo de homens, a maioria zombava ou tinha preconceito e não nos respondia. A partir dos grupos e da atuação feminina no setor, acredito que estamos encorajando as mulheres refrigeristas a irem em treinamentos e a campo. Temos muitas mulheres que ficam no anonimato por medo de se expor e serem criticadas mas, nos grupos dedicados, elas se sentem à vontade e incentivam outras mulheres a se juntarem a nós. No grupo Elas no AVACR, compartilhamos desde pequenas dúvidas de trabalho até problemas emocionais, discutimos ações que devemos tomar em situações que vivenciamos e conseguimos, de uma forma ou de outra, nos ajudarmos. Me dedico bastante em alimentar as mídias sociais com informações de treinamentos técnicos e até mesmo promoções e locais para compra de material”, informa Gisieli.

As Bravas Mulheres

Liliane Aparecida de Carvalho, engenheira eletricista e técnica em refrigeração e climatização da Engecold, uma das meninas à frente do grupo As Bravas Mulheres, diz que cada grupo nasceu de uma forma distinta, mas com as mesmas similaridades e intenções: destacar a presença feminina no setor de AVACR. “O grupo As Bravas Mulheres nasceu com um objetivo específico de reunir mulheres e organizar o evento 1° Encontro Nacional de Mulheres, na Febrava 2019.  Em março de 2019, soube que a Leylla Lisboa tinha criado um grupo no whatsapp chamando as mulheres que trabalhavam com climatização e refrigeração para irem à Febrava 2019. Na época, fui inserida no grupo e descobri o tanto de mulheres da área por todos os cantos do Brasil. Mulheres de campo, de escritório, de vendas, de projetos, instrutoras, empregadas ou empreendedoras. Passamos a interagir e sentimos a necessidade de dar um nome ao nosso grupo que iria também para a camiseta que utilizaríamos na Febrava 2019. O grupo foi adquirindo vida própria e novas protagonistas foram surgindo. Já não era mais o grupo do 1° Encontro de Mulheres, havia se tornado o grupo As Bravas Mulheres, nome sugerido por Ana Carolina Rodrigues. Passamos a compartilhar apoio, ideias, projetos e sonhos. O grupo já não pertencia apenas a uma de nós e já não tinha mais um único objetivo. Se tornou um grupo de planejamento, conquistas, empoderamento, acalento, apoio, uma família virtual. Criamos as redes sociais no Instagram, Facebook, Youtube e um portfólio. Conseguimos treinamentos e eventos com fabricantes, sendo isso uma conquista de todos os grupos, e temos engatilhado para 2020 algumas ações. No momento, sentimos muito a necessidade de capacitação e estamos correndo atrás de parcerias para que possamos melhorar ainda mais nossa atuação nesta área tão promissora”, enfatiza Liliane.

Essa é uma seleção de conteúdo da Reed Exhibitions Alcantara Machado sobre o mercado. Para continuar lendo, visite o site da Abrava com a matéria completa.

Facebook Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here