Gestão de equipes de AVAC-R: 4 soluções para o seu negócio

0
497

A produtividade é um desafio que passa pela gestão de pessoas de toda empresa. Afinal, o desempenho de equipes está diretamente ligado com os resultados obtidos pelo negócio, E no setor de AVAC-R não é diferente. 

Uma gestão de equipes eficiente é fundamental para obter resultados positivos. Afinal, times mais engajados produzem mais e muito melhor. Concorda? Porém, não adianta buscar resultados diferentes ao repetir as mesmas ações. Por isso, neste artigo damos dicas sobre como inovar e aplicar boas práticas de eficiência operacional em uma empresa de AVAC-R. Boa leitura!

Como tornar uma equipe de AVAC mais produtiva?

O mercado de refrigeração e climatização presta serviços estratégicos para diferentes setores. Como já citamos, manter uma equipe motivada e produtiva é fundamental para uma execução eficiente de todas as demandas, sejam internas ou externas. 

Gestores de AVAC lidam constantemente, por exemplo, com a necessidade de realizar terceirização de serviços de Manutenção. Por isso, manter uma comunicação transparente com todos envolvidos em todo e qualquer processo é essencial. 

Uma forma de contribuir com o sucesso dessa equipe é atuar em conformidade com o Acordo de Nível de Serviço, ou SLA. Dessa forma, garante-se que serão oferecidas as melhores formas de trabalho aos colaboradores. Além disso, listamos abaixo 4 dicas para aumentar o engajamento e a produtividade. Confira!

4 boas práticas para ter uma equipe engajada e motivada

Prepare-se para implementar essas mudanças na sua equipe agora mesmo! 

  1. Estabeleça metas e fale sobre elas

Saber de forma clara quais são os objetivos da empresa e, também, do setor, contribui para o entendimento do propósito de cada um. Assim, um colaborador consegue perceber como suas ações podem ter um impacto no resultado global da companhia.

A partir do propósito geral da empresa, estabeleça metas anuais, semestrais e trimestrais para o setor de AVAC-R. A partir dessas metas, determine quais ações ou mudanças de atitudes devem ser realizadas para que elas sejam cumpridas.

Com a clareza de onde quer chegar, converse constantemente com a sua equipe para avaliar resultados e apontar pontos positivos e outros que precisam de melhorias. Outro ponto que pode incentivar o sucesso das metas é fornecer bonificações para colaboradores que mostrarem resultados satisfatórios. Pense como a sua empresa pode se beneficiar com esse investimento, e busque uma forma de premiar seus melhores funcionários sem impactar de forma negativa na receita da companhia. 

  1. Forneça infraestrutura para realização do trabalho

Não adianta ter propósitos de trabalho sem uma estrutura eficiente para realizá-lo, não é mesmo? Por isso, forneça aos seus colaboradores as melhores tecnologias e ferramentas para que realizem o trabalho. É importante lembrar desde aquelas que garantem a execução das tarefas de maneira mais confortável, soluções tecnológicas, a uma estação de trabalho eficiente. 

Outro ponto fundamental está relacionado com a qualificação. Mantenha o seu time atualizado por meio de treinamentos, internos ou externos, palestras e cursos. 

  1. feedbacks

Mais do que retorno sobre o desempenho relacionado com as metas, o feedback para a equipe deve ser constante. Comunique-se de forma transparente com seus colaboradores para abordar pontos de melhoria, tanto no trabalho quando no relacionamento com clientes e outros setores da empresa. Além disso, não se esqueça de comemorar méritos e conquistas.

Sabe como você pode ganhar a confiança da sua equipe nesse processo? Não espere o momento passar e dê o feedback em tempo real, assim que o feito for realizado. Crie o hábito também de dar os parabéns aos seus colaboradores de destaque na frente de outras pessoas para incentivar o bom comportamento. 

Retornos negativos, porém, devem ser feitos de forma individual, em reuniões sem a presença de outras pessoas do time. Crie uma periodicidade para essas reuniões e um ambiente agradável para discutir como as melhorias poderão ser aplicadas. Assim, esse momento não será temido, podendo inclusive ser um ponto positivo do relacionamento da sua equipe com você. 

Seja nos feedbacks em tempo real ou nos encontros privados, seja sincero e transparente com sua equipe. Mostre a eles que vocês estão do mesmo lado e farão de tudo para chegar a resultados mais positivos. 

  1. Crie processos de trabalho simplificados

Quer garantir mais eficiência da sua equipe? Reveja todos os processos de trabalho! Algumas empresas apenas mantêm fluxos antigos sem repensar o motivo de serem executados daquela forma. 

Para isso, ouça seus colaboradores, entenda o que, na opinião deles, pode ser eliminado ou melhorado. Outro processo que pode ajudar nessa identificação é o ciclo PDCA. Após essa análise, desenhe um novo fluxo mais ágil, que garanta a eficiência operacional de manutenções internas, externas e outros trabalhos relacionados com o setor de AVAC e R. 

Comunicação transparente, equipe eficiente

Todos os pontos citados neste artigo só terão resultados positivos para o seu negócio se a comunicação for eficiente entre gestor e equipe. Um líder aberto com seus funcionários cria uma relação de confiança, clareza e credibilidade no dia a dia.

Para isso, é fundamental ter algumas atitudes nesse relacionamento que podem impulsionar a produtividade do seu time:

  • saiba escutar: um bom líder é um bom ouvinte. As melhores ideias podem vir exatamente de quem está na linha de frente dos serviços;
  • seja positivo: encoraje seus funcionários para que eles deem o melhor no trabalho e nas relações com clientes e outras equipes;
  • aceite feedbacks: assim como é importante dar retorno para o seu time, é fundamental ouvir o que seus colaboradores têm a falar sobre a sua gestão;
  • explique o motivo das suas decisões: nada pior do que seguir regras sem saber o porquê de elas terem sido tomadas, não é mesmo? Seja honesto e compartilhe o motivo das tomadas de decisões que podem impactar no trabalho do dia a dia. 

Os benefícios da utilização de softwares e plataformas de gestão

Não tem como fugir: a tecnologia é a melhor amiga do trabalho eficiente em diferentes setores da indústria. No caso de AVAC e R, uma plataforma de gestão de manutenção pode contribuir com a produtividade da sua equipe por meio da centralização de todos os processos em um único ambiente. 

Veja algumas das vantagens que um sistema assim pode oferecer:

Se quiser usar todos esses benefícios na sua operação, a gente tem uma sugestão: que tal fazer um teste gratuito através da plataforma da Infraspeak? Fale com um dos seus especialistas e comece a testar agora mesmo.

Este é um conteúdo original produzido pela Infraskpeak. Acesse o site e saiba mais.

Facebook Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here