A comunicação como chave para resolver problemas em equipes de AVAC-R

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A comunicação é a chave do sucesso de qualquer empresa. E se engana quem associa isso apenas ao setor de publicidade de uma companhia. A importância está também no dia a dia de um negócio. A comunicação entre equipes, com o próprio time e com a direção é essencial. 

Falar é fácil, nós sabemos. Mas criar um relacionamento  que contribua na resolução de problemas, seja transparente e, principalmente, sem falhas e ruídos, pode desencadear muitos obstáculos em um ambiente corporativo. Com certeza você já passou por alguns deles no seu trabalho.

Por isso, neste texto vamos falar sobre como se comunicar de forma eficaz e ajudar no sucesso da sua empresa. Preparado para aplicar essas mudanças? Então, boa leitura. 

A comunicação como chave para o sucesso de uma empresa

Começamos o texto falando sobre isso e, com certeza, você já cansou de ouvir: a comunicação é, muitas vezes, o segredo de empresas bem sucedidas. Você entende porque isso é a chave de uma gestão de sucesso?

O relacionamento criado em uma companhia, seja dos gestores com sua equipe ou, mesmo, de funcionários com outros colegas, é como o convívio que temos na nossa vida pessoal, no núcleo familiar ou amoroso. Quando algo de ruim acontece é preciso resolver brevemente para que não seja necessário conviver com aquele elefante branco no meio da sala. Lembrou de alguma situação parecida na qual você ficou com essa sensação, não é mesmo?

No ambiente corporativo situações não resolvidas podem causar o mesmo desconforto. Por isso, é fundamental que o gestor pratique uma liderança na qual todos se sintam confortáveis. A equipe deve discutir questões pendentes, sugerir melhorias e, ainda, não levar problemas para casa. 

Quando falamos em equipes de campo a comunicação se torna ainda mais importante. Já pensou ter situações pendentes com colaboradores que não estão sempre ao seu lado? 

Um ambiente onde a comunicação acontece de forma transparente também estimula a criatividade dos colaboradores. Além disso, quanto mais gestores estimulam essa relação aberta, praticando uma liderança leve e próxima, mais as pessoas ao redor serão engajadas nas metas do setor. 

Peculiaridades do setor AVAC-R

O setor de aquecimento, ventilação e ar-condicionado, assim como outras áreas, tem suas especificidades quando o assunto é comunicação. Para começar, é preciso falar sobre o relacionamento com clientes. Diferentes de outros mercados, em AVAC-R não apenas a área de vendas tem contato com os contratantes, mas também técnicos de manutenção e instalação. Por isso, é fundamental que esses profissionais estejam preparados para responder dúvidas e apresentar um pouco do trabalho que será realizado. Tratar o cliente com cordialidade é fundamental.  

Gestores e equipe de AVAC-R também precisam estar em contato constante com outros setores da empresa. Para começar, é preciso alinhar a agenda de novos atendimentos com a equipe de vendas. O trabalho só poderá ser realizado completamente com todas as peças e equipamentos necessários. Dessa forma, o contato com estoque também tem que acontecer, assim como outros departamentos que fazem parte da cadeia dos serviços prestados. 

O setor de AVAC-R também contrata constantemente técnicos para terceirização de serviços de manutenção. Ou seja, é necessário lidar com as peculiaridades de um prestador de outra empresa, suas regras e  rotinas. 

E então, você e sua equipe estão preparados para atender às expectativas de todos esses pontos de relacionamento? Veja, agora, como realizar uma comunicação eficaz. 

Como ter comunicação mais eficaz no setor AVAC-R

Até agora, falamos muito sobre a importância de se comunicar com diferentes pessoas da rede de relacionamentos do setor de AVAC-R. Mas, ao ler esse texto, você pensou em como, além de falar, é importante ouvir nesse processo? Esse “detalhe” pode ficar de fora quando pensamos em comunicação eficiente, mas é a chave do sucesso de todos os pontos que vamos abordar a seguir. 

  • Seja transparente: conversas abertas sobre metas, caminhos que a empresa seguirá e, mesmo, decisões gerenciais podem unir a sua equipe e aumentar a confiança do seu time em você. Em resumo: seja honesto nas relações com seus colaboradores.
  • Deixe claro os papeis de cada um: seus colaboradores sabem exatamente qual a expectativa da gestão em relação ao trabalho executado por eles? Deixei claro! Dessa forma, cada um terá mais responsabilidade no desempenho de suas funções no dia a dia. 
  • feedbacks: faz parte da política de transparência dar feedbacks constantes para o seu time. Quais são os pontos positivos? O que pode e deve ser melhorado? Estamos longe ou perto de atingir as metas? E, claro, ouça as opiniões deles em relação à sua gestão e à empresa em geral. 
  • Tenha empatia: só é possível ouvir para se comunicar com mais eficiência se você for capaz de exercitar a empatia. Entenda as dificuldades dos seus colaboradores e esteja disponível para acompanhá-los na jornada por melhores resultados.
  • Envolva a sua equipe nas decisões: sempre que possível, compartilhe decisões estratégicas com seus funcionários para que eles possam participar e opinar sobre o que acreditam ser o melhor para o setor. Já pensou em, por exemplo, criar um ciclo PDCA para repensar os processos de trabalho? 
  • Compartilhe metas e resultados: quais são os propósitos do seu setor em relação às metas da companhia? Como está o andamento dessas metas? Como foi o resultado da Auditoria na Manutenção? Ao conversar abertamente sobre os resultados, todos se sentirão motivamos a se envolver em ações para alcançá-los.

Soluções e boas práticas de comunicação

Mudanças de atitudes, como vimos no tópico anterior, são fundamentais para melhorar a comunicação no seu setor. Porém, algumas dicas e soluções podem ajudar, na prática, a ter mais sucesso no relacionamento com a sua e com outras equipes da sua empresa.

Você tem clareza, por exemplo, de quais são os canais por onde sua equipe se comunica? Quanto mais simples e intuitivos, mais motivados seus funcionários serão a compartilhar updates sobre tarefas realizadas, atendimentos externos e outros pontos importantes para o melhor funcionamento da operação. 

Outro ponto importante para criar uma relação transparente com sua equipe é promover reuniões periódicas. Caso você tenha uma equipe que trabalha sempre internamente, algumas metodologias de gestão, como o SCRUM, incentivam reuniões diárias de 10 minutos. Nelas, todos atualizam o time sobre as demandas do dia e possíveis impedimentos para realizá-las. Dessa forma, o gestor pode atuar para que o técnico não tenha nenhum problema. 

Caso sua equipe trabalhe prioritariamente alocada em clientes, o ideal é incluir reuniões periódicas no calendário. Seja de 15 em 15 dias ou, mesmo, uma vez por mês, o importante é manter a regularidade desses encontros. 

Por fim, uma plataforma de gestão de manutenção é outra ferramenta fundamental para manter informações importantes acessíveis para todos. Dados como manuais de ativos, histórico de manutenções, calendários de treinamentos e muito mais podem ficar acessíveis de qualquer lugar. Quer começar a testar uma agora mesmo? Fale com os especialistas da Infraspeak e solicite uma demo.

Este é um conteúdo original produzido pela Infraskpeak. Acesse o site e saiba mais.

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