Controle do ar: a garantia da qualidade do ambiente interno
Foto: Pexels

A retomada da economia e a reabertura dos estabelecimentos pede atenção em muitos detalhes. Um deles é no controle de ar do seu negócio que, por sua vez, valoriza a importância da saúde do ambiente e, além disso, dificultará a propagação de novos vírus e bactérias, entre eles, o covid-19.

A princípio, conhecemos a existência de uma gama de novos protocolos de higiene e formatos de segurança para diminuir a taxa de contágio do covid-19. É um fato de que a principal maneira de evitar a doença é lavando bem as mãos e insistir no uso de máscaras. Além de manter a distância e impedir aglomerações. No entanto, a atenção também precisa ser voltada para a qualidade do ar do estabelecimento.

Recentemente o Governo do Estado anunciou a reabertura dos comércios. Com eles, algumas medidas preventivas tiveram que ser revistas, como: desinfectação nas áreas comuns, manutenção da abertura das portas automáticas para renovar o ar. Bem como, tapetes higienizadores e reforço na limpeza do filtro do ar-condicionado.

Além dos cuidados pessoais, a abertura gradual pede a sua atenção para controlar o ar do seu negócio e a limpeza do filtro do ar-condicionado. Confira nossas dicas de como atuar em prol da saúde do seu ambiente e fucionários.

A qualidade do controle do ar começa por um ambiente interno arejado

A troca do ar natural de um ambiente interno é fundamental. Em conjunto com uma limpeza a cada três horas, o ambiente arejado é ideal para que exista a entrada de ar limpo e, principalmente, a saída do ar isolado.

Seja um ambiente pequeno ou, em casos de ambientes maiores, como shoppings, os princípios são exatamente os mesmos. A necessidade inclusive compete à norma NBR 16.401:2008 e a legislação brasileira, que aplica:

“Renovação de ar para diminuir a concentração do nível CO2 no ambiente, insuflando ar por meio de tomadas de ar externo afim de aumentar o nível de oxigênio”.

A solução, em caso de ambientes maiores sem possibilidade de abertura de portas, é feita atráves de ventiladores axiais ou centrífugos, por exemplo. Inclusive, com filtros incorporados a segurança de um ar insuflado limpo é maior.

Leia mais: Filtros do ar condicionado e qualidade do ar estão entre os principais cuidados para os planos de reabertura dos shoppings

Utilizando tecnologias para controle do ar interno

Segundo a ABRAVA, existem tecnologias capazes de renovar o ar interno, sem a utilização do ar externo. Estes casos são comuns para equipamentos dotados de células fotos catalíticas. A solução consegue limpar os poluentes do ar de maneira contínua, amenizando os problemas causados por equipamentos tipo Split em ambientes com maior concetração de pessoas.

Além disso, existem sistemas de climatização central que são instalados com projeção de renovação de ar. O princípio ajuda na melhoria dos parâmetros de qualidade do ar de interiores e serve tanto para locais grandes, como para ambientes menores.

No entanto, para que haja um correto funcionamento e sua utilização não se torne um foco gerador de contaminantes, é importante a manutenção adequada.

Como fazer a manutenção do filtro de ar

As medidas citadas, primeiramente, devem iniciar pela operação contínua do ar-condicionado. Este, por sua vez, precisa se manter ligado mesmo quando o local estiver fechado.

Isto é, quanto mais tempo os equipamentos com renovação de ar ficarem ligados, menor a concentração de vírus no ar. A medida também evita a proliferação de fungos.

Os pontos de captação de ar externo e exaustão também precisam ser corretamente avaliados. É importante aumentar a captação de ar externo, ocorrendo a maior renovação do ar interior.

Buscar por filtros de alta eficiência também é uma ideia para implementação. Mas o mais importante é realizar a manutenção mensal da limpeza dos filtros para que, embora seus princípios de boa performance e alinhamento com as normas estejam em dia, seus cuidados sejam ainda maiores a fim de combater certos tipos de vírus, além do covid-19.

Quer mais informações sobre a qualidade do ar? Acompanhe os canais oficias da Febrava e não perca os próximos conteúdos para auxiliar no seu negócio.

Facebook Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here