boas_práticas_de_refrigeração_o_seu_guia_completo_sobre_instalação_e_dicas_para_segurança_e_aplicabilidade,_com_Carmosinda_Santos
Foto: Arquivo

Você conhece as boas práticas de refrigeração, sua aplicabilidade e como se realiza a instalação de um ar condicionado? Desde 1901, o ar condicionado existe, mas a princípio, todos os seus processos, desde a instalação, à manutenção e retirada precisam ser revistos e funcionar de modo que garanta a segurança tanto do técnico, quanto do usuário durante todo o período de funcionamento.

O mercado de refrigeração aumenta a cada ano. Isso é reflexo do crescimento motivado pela necessidade de geração e melhoria da infraestrutura industrial; de logística de armazenagem e transporte; de construção civil e produção de energia, entre outros fatores. Segundo entidades do setor, a refrigeração é essencial para a qualidade de vida da população e deve ser tratada com um dos bens de primeira necessidade.

Carmosinda Santos acenando

É pensando nisso que trouxemos uma das Rainhas da Refrigeração, técnica mecânica de refrigeração e climatização, que teve sua história divulgada para o mundo pela ONU, Carmosinda Santos. Além de liderar um projeto de incentivo a presença feminina no AVAC-R, também é formada em técnica em segurança e cursa hoje o 5º ano de engenharia mecânica, sendo a única mulher no mundo que trabalha como operacional de equipamentos e precisão.

Algumas das boas práticas de refrigeração indicadas por ela, são:

De acordo com a especialista Carmosinda, a princípio é importante conhecer a rotina do ambiente e qual aplicação dos equipamentos de ar. Isso tudo, claramente, a partir da sua qualificação em instalação de sistemas de climatização.

“É importante ter qualificação para isso, saber manusear os ferramentais técnicos e conhecer os processos e procedimentos de instalação”, complementa. Até mesmo por que, há riscos eminentes quanto a exposição de máquinas convencionais. “Uma máquina convencional trabalha com 60PSIG na linha de baixa, imagina se isso estoura. Muitos profissionais não possuem essa noção de grandezas físicas”, finaliza a profissional.

Sua independência no mercado reflete que além da especialização, é necessário a permanência de estudos e atualização técnica quanto as novidades no setor de AVAC-R. Isso por motivos de que, por exemplo, um sistema bem selado no caso da sua evacuação é de extrema importância por consequência da sua funcionalidade mais eficiente. Isso entra como boa prática.

Outro ponto é em não utilizar embalagens descartáveis! O motivo é sempre refletir se aquele produto foi projetado para receber cargas de gás. Na dúvida, procure sempre opções de segurança e depois da utilização do conteúdo do cilindro, realizar o encaminhamento de descarte correto.

Isso conta também para o fluído refrigerante. Neste caso, o lembrete de boas práticas de refrigeração é para que você não o aqueça. Por mais que sua funcionalidade atue com mais rapidez, temperaturas muito altas infelizmente podem danifica-lo. Ao demais, sempre o recicle e reutilize-o. Do contrário, siga a dica de descartar esse tipo de produto de maneira correta.

Por fim, sempre siga as recomendações do fabricante. Essa é uma das boas práticas de refrigeração que compõe as medidas de proteção.

Ainda sobre fluídos refrigerantes

O fluído refrigerante é uma das importantes peças de desenvolvimento para a instalação de um refrigerador. O também chamado de gás refrigerante é o produto químico usado em um ciclo térmico em sistemas de refrigeração.

Este, por sua vez, não deve ser misturado com outro tipo de fluído. Por motivos de que a mistura destes dois componentes pode vir a prejudicar a sua pureza, tornando-o ineficiente. É importante também se atentar ao armazenamento desses refrigerantes.

A composição do gás requer cuidados, pois se expostas a graus altos de temperatura, estes se tornam prejudiciais e sua expansão dentro do cilindro pode ocasionar acidentes. Isso tanto para o técnico, quanto para o usuário.

A especialista Carmosinda Santos, em vista disso, reforça a necessidade de estudo da área, contemplando as normas e conceitos técnicos. “Temos uma vasta e rica literatura, mas infelizmente pouco explorada. Porém, sempre temos atualização e novidades no nosso setor de AVAC-R, desde os equipamentos até os ferramentais”, pontua a executiva.

Locais grandes ou pequenos podem influenciar nas boas práticas de refrigeração?

De acordo com a Carmosinda, um ambiente pequeno pode ser muito mais “sujo” em relação a um maior. O que determina isso é definitivamente as partículas suspensas. Segundo ela, o comparativo pode ser feito de maneira a observar a rotina de uma serralheria em relação a uma grande loja, por exemplo. A serralheria tem muitas partículas suspensas, e se tratando de sujeiras, não é possível mensurar essa quantidade quanto a uma loja.

Ou seja, tamanho não significa nada. As normas e a aplicação com as boas práticas de refrigeração atuam de forma exclusiva e precisa em cada tipo de ambiente e produto. No entanto, a periodicidade de inspeção e limpeza para garantia da qualidade do ar de um ambiente precisa ser sempre estudada em particular.

Carmosinda reforça também o princípio de conhecer a rotina daquele local, e exemplifica de forma a comparar um equipamento aplicado na climatização de uma recepção de consultório médico, a um aplicado para a climatização de um salão de cabeleireiro. “A sua predisposição para sujeiras é bem menor em relação ao instalado no salão de beleza, que suja com mais facilidade. Isto porque a concentração de partículas no ar provenientes dos produtos utilizados nos procedimentos estéticos é mais recorrente”.

Por fim, a técnica sugere que as determinações de periodicidade para avaliação seja observando o ambiente, e certamente, acompanhando as normas técnicas de renovação de ar, como o PMOC, por exemplo.

Leia mais: O que é a lei do PMOC? Entenda como aplica-la em seu estabelecimento

E você, aplica essas práticas no seu ambiente de trabalho? Compartilhe com a Febrava maneiras de atuar em boas práticas de refrigeração e tenha seu nome neste conteúdo para continuar disseminando informações sobre o mercado de AVAC-R.

Facebook Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here