SENAI-SP e suas referências para o mercado de AVAC-R abordados também na Febrava

0
140
SENAI-SP e suas referências para o mercado de AVAC-R abordados também na Febrava
Foto: SENAI-SP

Em 2021 a Febrava estará com tudo para alavancar as oportunidades no mercado de AVAC-R, seja em nível nacional, ou internacional. O principal objetivo segue sendo reforçar a estratégia do ano anterior, realizando parcerias com entidades de diversos setores.

Mas não é só disso que se vive no mercado, afinal, aprendizado e oportunidades de conhecimento profissional são essenciais para que a garantia de qualidade da feira continue. E a preocupação da Febrava com o mercado é exatamente essa: continuar levando oportunidades e conteúdo para toda a cadeia.

Dessa forma, trouxemos o SENAI-SP, por meio da Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves, referência em cursos no mercado AVAC-R, para contar um pouco sobre a sua participação neste setor.

O engenheiro mecânico e diretor da Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves – especializada em Refrigeração e Climatização -, Eduardo Macedo Ferraz e Souza, educador profissional, conta sobre sua trajetória e comenta as ofertas da Educação Profissional para toda a cadeia.

Leia mais sobre as parcerias da Febrava para 2021:

Confira abaixo a entrevista e conheça saiba mais sobre os cursos ministrados pela instituição, para aperfeiçoar sua carreira.

Conte um pouco sobre sua trajetória profissional e seus conhecimentos técnicos sobre o seu setor de atuação.

Atualmente atuo como diretor da Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves, especializada em Refrigeração e Climatização, e diretor da Escola SENAI Fundação Zerrenner, especializada em Eletrônica e Química.

Inicialmente, ingressei no SENAI-SP como docente, tendo atuado posteriormente como coordenador técnico nas Escolas SENAI Automobilística e de Manutenção.

Sou Engenheiro Mecânico formado pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI); possuo MBA em Gestão Estratégica pra Instituições de Educação Profissional e Tecnologia, e Pós-Graduação em Administração Industrial e em Docência no Ensino Técnico.

Os cursos ministrados pelo SENAI-SP são referências para o mercado de AVAC-R. Em vista disso, qual é o principal diferencial que você considera que esses curtos têm?

Procurando atender às expectativas de mercado e acompanhando pari passu o desenvolvimento tecnológico do setor, o SENAI-SP revê sistematicamente o conteúdo; os cursos e os serviços oferecidos e investe em novos recursos didáticos; laboratórios; oficinas; equipamentos; peças e ferramentas.

A oferta dos cursos do SENAI-SP acompanha a demanda do setor e está diretamente vinculada ao perfil das empresas, que adotam cada vez mais estratégias visando à competitividade,  eficiência energética e automação.

Observamos o princípio da empregabilidade, ou seja, o curso deve propiciar a oportunidade imediata de emprego ou de requalificação para ingresso no mercado de trabalho.

Sem dúvida o diferencial do SENAI está no método de ensino, com foco no aprender fazendo.

De acordo com os seus conhecimentos, quais principais recomendações você passaria a quem está começando na carreira de AVAC-R? 

Todo o profissional com visão de futuro e que está atento às inovações tecnológicas do setor e às transformações na organização da produção necessita participar de cursos e treinamentos. Devemos estar atentos a essa exigência!

As inovações da refrigeração e climatização podem ser verificadas e aplicadas nas diversas áreas e segmentos que o setor atende. Entre elas temos:

  • Construção civil;
  • Têxtil e confecção;
  • Varejo (supermercados e shoppings);
  • Hospitais;
  • Alimentação;
  • Química (indústria farmacêutica);
  • Eletrodomésticos;
  • Automotiva.

Percebe-se a preocupação do setor não somente com o meio ambiente ou com a eficiência energética, mas com a sustentabilidade global de edificações. Isso ocorre no mundo todo.

Leia mais: Ar-condicionado automotivo: como utiliza-lo no dia-a-dia.

Por fim, quais cursos para a divisão AVAC-R você indicaria para cada profissional do setor? 

Todos devem estar conscientes de que o investimento na capacitação profissional propicia a manutenção no mercado de trabalho, não somente competitivo, mas cada vez mais exigente quanto às melhores práticas de Refrigeração e Climatização.

A Escola SENAI “Oscar Rodrigues Alves” é reconhecida como centro de referência na Formação Profissional em Refrigeração e Climatização e oferece diversos títulos de cursos na área. Veja a relação completa em: http://refrigeracao.sp.senai.br).

Localizada em São Paulo, no bairro do Ipiranga, a escola possui laboratórios e oficinas especializadas no setor de HVAC-R. Mantém estreito o relacionamento com o SINDRATAR-SP, a parceria com a ABRAVA e diversas outras empresas do setor.

Além do curso técnico de refrigeração e climatização, a Escola oferece outros diversos títulos de cursos em diversos níveis, como cursos de formação inicial e continuada (curta duração) e até pós-graduação.

A capacitação profissional é imprescindível e todos devem estar atentos a essa exigência!

Por outro lado, muitos profissionais graduados observam a necessidade de especializar-se e, dessa forma, buscam uma pós-graduação. O mercado de trabalho está cada dia mais criterioso em relação ao perfil e às competências adquiridas por esses gestores. Atendendo a essa demanda por desenvolvimento tecnológico, a Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves oferta pós-graduação na área do HVAC-R em parceria com faculdades SENAI.

A Febrava e o SENAI-SP

Em suma, sabemos que o SENAI-SP tem tudo para formar e alavancar as oportunidades de um profissional já formado e atuante do setor de AVAC-R. Tampouco, formar e adaptar a carreira de um novato na área, que está em busca de crescimento e conhecimento pessoal, além do profissional.

Isso deixa explícita a necessidade de estudos e atualização. Por este motivo, em 2021 a Febrava garante essa parceria ministrando também cursos em sua arena do conhecimento, para continuar propagando a nossa especialidade; atingindo os objetivos de negócios e, principalmente, de crescimento profissional.

Por fim, te convidamos a acessar os conteúdos indicados pelo professor Eduardo Macedo e continuar acompanhando as próximas novidades da Febrava.

Facebook Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here