Um novo olhar para o tema tratamento de água no setor HVAC-R

Por Portal HVAC-R

Um novo olhar para o tema tratamento de água no setor HVAC-R
Foto reprodução

Tratamento de água: seus aspectos sustentáveis foram destaques do webinar de sucesso realizado pela ABRAVA

No dia 17 de novembro, o Departamento de Tratamento de Águas (DNTA) da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento realizou o webinar “Tratamento de Água no setor AVAC-R e Seus Conceitos Sustentáveis”. O objetivo do evento foi de apresentar os benefícios que o Tratamento de Águas gera para o setor AVAC-R e a visão do Cliente. O evento contou com especialistas, consultores, gestores que atuam no ciclo do Tratamento de Águas e destacaram questões Sustentáveis, Águas para reuso, Eficiência Energética e outros Benefícios, fatores que tornam o programa de tratamento de Águas essencial para o setor HVAC-R e o Meio ambiente do Planeta.

Leia também:

Para Charles Domingues, presidente do DNTA, especialista em tratamento de águas e diretor da CDomingues Consultoria, “É de suma importância que o mercado de AVACR, assimile a relevância da água em seus processos, assim como, as tendências ao compararmos os números de água nobre, ou seja, classificada para consumo humano e as águas para processo. Da mesma forma, seguindo a tendência mundial as águas alternativas surgem como condição interessante para usos em sistemas de AVACR, principalmente em torres de arrefecimento, seja em processos para ar-condicionado ou uso industrial. Cabe aqui ressaltar que, as torres são modificadoras de ciclos de concentração da água, sendo por esse motivo imperativo conhecer a característica da água e classificá-la para uso como make-up em sistemas de arrefecimento. Reusar águas para processos perpassa pelo condicionamento da água, por meio do uso de tecnologias específicas visando a melhoria das condições físico-química e microbiológica da mesma. O evento nos trouxe não só a ideia sustentável com relação ao uso da água, assim como, também nos sinalizou para o retorno em forma de eficiência energética no caso de um sistema de condensação/refrigeração, devidamente condicionado com sua performance sendo otimizada por meio do uso de um programa de tratamento de águas adequado (PTA)”.

Essa é uma seleção de conteúdo da Reed Exhibitions sobre o mercado. Para continuar lendo, visite o site Portal HVAC-R com a matéria completa.

Facebook Comments Box