A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO DO AR-CONDICIONADO NA HOTELARIA – ENG. ARNALDO PARRA NO HOTELNEWS

Por ABRAVA

A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO DO AR-CONDICIONADO NA HOTELARIA – ENG. ARNALDO PARRA NO HOTELNEWS
Fonte: Site EDS Refrigeração

Quando falamos em qualidade do ar que respiramos em ambientes internos, estamos nos referindo diretamente também à qualidade da manutenção aplicada aos sistemas de climatização. Não há como assegurar uma boa qualidade sem os serviços de manutenção adequados.

Em especial a ambientes de grande fluxo de pessoas, de diversas regiões e costumes, como é o exemplo típico do ramo de Hotelaria, o correto controle de poluentes pode significar maior segurança, bem estar e conforto. Para este período de pandemia e pós-pandemia, estabelecimentos que prestam maior atenção para estes detalhes, se diferenciam dos demais pela oferta de ambientes e habitações também mais seguras, agindo a favor de seus hóspedes e criando um ambiente positivo e valorizado.

Leia também:

Chamamos de Boas Práticas de Manutenção para Sistemas de Ar-Condicionado, o conjunto de atividades que estejam de acordo com as Normas e Leis que regem o setor.

As Normas ABNT aplicáveis para tal, são:

  • NBR 16.401 (Sistemas de Ar-Condicionado);
  • NBR 13.971 (Manutenção Programada);
  • NBR 15.848 (Inspeção interna de dutos de ar);
  • NBR 14.679 (Limpeza de Dutos);
  • NBR 5.410 (Instalações elétricas de baixa tensão);
  • NBR 16.655 (Instalação de AC residencial – Mini Split e ACJ);

Para ambientes diferenciados, adotam-se também, as normas específicas, tais como:

  • NBR 14.518 (Ventilação e controle de poluição para cozinhas profissionais);

Os padrões de qualidade do ar de interiores, devem atender a regulamentação existente. A Resolução RE-09 da ANVISA estabelece os parâmetros de aceitabilidade da qualidade do ar, indicando os valores máximos de contaminantes permitidos. A Norma ABNT 16.401, em sua parte 3 apresenta também quadro com os principais poluentes e seus níveis máximos de concentração.

Essa é uma seleção de conteúdo da Reed Exhibitions sobre o mercado. Para continuar lendo, visite o site ABRAVA com a matéria completa.

Facebook Comments Box