Refrigeração: fator imprescindível para a produção de cerveja

A cerveja é grande responsável por fazer surgir a refrigeração artificial, sabia?

Refrigeração: fator imprescindível para a produção de cerveja
Foto de junjie xu no Pexels

Imprescindível, adjetivo que resume bem o setor de refrigeração, o qual se faz notório em nosso dia a dia, por todo lugar. Como dentro de nossos lares, nos supermercados, sorveterias, farmácias e – como destaque especial desta matéria de hoje – por diversos processos que envolvem o mercado de cervejaria. Estamos falando de desde garantir a segurança de cada etapa de produção de cerveja até a atingir a temperatura ideal na sua geladeira para o posterior consumo, preservando as características necessárias.

Abaixo vamos falar do protagonismo da refrigeração no nicho da bebida alcoólica fermentada.

Um viva a cerveja, que trouxe a refrigeração

Permitir uma performance melhor como na preparação do mosto da cerveja é um dos feitos que fazem a refrigeração ganhar muitos pontos pela sua existência. Porém você sabia que é à bebida fermentada apreciada no mundo inteiro a quem devemos agradecer por trazer a nós o surgimento do refrigerador? Até o século 19, a bebida só podia ser produzida e vendida em tempos frios por conta da dificuldade em mantê-la gelada. O próprio processo de maturação dela exigia temperaturas baixas, demandando transporte de toneladas de gelo para adegas subterrâneas — onde a temperatura apresentava menor variação.

Refrigeração: fator imprescindível para a produção de cerveja
Imagem de Bruno Marques Designer por Pixabay 

Nesse sentido, já dá para perceber que a falta de algo que proporcionasse um resfriamento adequado e constante tornava o produto caro e escasso. Contudo, a pedido da cervejaria irlandesa Guinness, o engenheiro alemão Carl von Linde desenvolveu o primeiro sistema viável de refrigeração artificial – aponta matéria de Super Interessante.

Então, isso tornou possível ter controle de temperatura na produção das bebidas, além de nos permitir abrir uma cerveja, apreciá-la e chamá-la carinhosamente de “gelada”. Mas também abriu portas para soluções futuras importantíssimas, como por exemplo a conservação de diversos alimentos, medicamentos, vacinas e até órgãos para transplante. Que marco histórico, não é mesmo?

A refrigeração popularizando a cerveja

Para os mestres cervejeiros, a realização adequada da refrigeração evita prejuízos na fabricação, traz maior controle da qualidade e permite explorar melhor as variações de tipos e sabores do produto. De mesmo modo que, segundo o Guia da Cerveja, para o vice-presidente do departamento nacional de refrigeração industrial da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), a análise cuidadosa de demandas da área é tão necessária quanto investimentos tecnológicos que visam produzir uma cerveja com excelência, afinal também pode interferir no sabor e qualidade do produto. Enquanto o consumidor final agradece poder receber e usufruir de uma bebida devidamente gelada.

Mas não é só durante e pós produção da cerveja em que se faz presente esse setor de baixas temperaturas, não. Em entrevista ao Guia da Cerveja, Leandro Spaniol, coordenador de marketing da Zero Grau, diz que a atuação vai mais além, como para manter estocado o lúpulo, um dos mais importantes insumos. Enfatizando então que o setor agrícola também sente os efeitos positivos da descoberta engenhosa.

Sobretudo, a área de refrigeração teve papel importante em viabilizar a comercialização da bebida alcóolica fermentada, bem como ser uma responsável indireta do amplio das exportações, fazendo a gelada cair nas graças das pessoas.

Abrindo portas

Em conclusão, seja qual for o nicho de mercado ou qual for o produto, a refrigeração está de alguma forma envolvida, já é fato. Uma tecnologia que veio para mudar as nossas vidas e impactar o mundo todo. Incrível como tudo começou, mais ainda como tudo se transformou e potencializou um infinito de benefícios a todos e constante crescimento do mercado. Viva!

Leia também outros conteúdos sobre o mercado de refrigeração, como o futuro da refrigeração.

Facebook Comments Box