Como diagnosticar falhas na válvula de expansão termostática
Foto: Divulgação/Sanhua

A válvula de expansão termostática (VET) é um modelo de dispositivo de expansão largamente utilizado em sistemas de refrigeração e climatização, geralmente comercial e industrial.

O objetivo da VET é proporcionar uma queda de pressão e temperatura do fluido refrigerante sub-resfriado oriundo do condensador (entrada da VET) e controlar o fluxo de vazão em massa do fluido refrigerante que está a baixa pressão e baixa temperatura (saída da VET) no evaporador.

A circulação do fluido refrigerante nessas condições absorverá o calor do ambiente ou dos produtos refrigerados por meio da evaporação.

Como a VET funciona?

A VET “mede” a temperatura e, geralmente, a pressão no final da serpentina do evaporador com um bulbo e um tubo chamado de equalizador externo. O bulbo mede a temperatura e fornece uma força de abertura, ao passo que o equalizador mede a pressão e fornece uma força de fechamento.

Essa é uma seleção de conteúdo da Reed Exhibitions sobre o mercado. Para continuar lendo sobre o assunto, visite o site Blog do Frio com a matéria completa.

Facebook Comments Box