O sistema AVAC-R na indústria: funcionamento e benefícios
Foto: michaklootwijk | Crédito: Getty Images/iStockphoto

 
Como já sabemos, a sigla AVAC-R remete diretamente a sistemas de climatização, aquecimento, refrigeração, ventilação e ar condicionado. E a princípio, a utilização desses itens melhora o ambiente, colabora com a filtragem do ar e na sua renovação. 

Além disso, há pontos cruciais como a retenção de partículas de poeira, minimização de fungos e bactérias, conforto térmico e diminuição de casos de doenças alérgicas e respiratórias que também precisam de atenção. 

Mas você já se perguntou como é essa captação nas grandes indústrias e se ela também é necessária? Continue lendo para saber mais.  

Leia mais:

O sistema AVAC-R na indústria

Antes de mais nada, a resposta é sim, o sistema AVAC-R se faz extremamente necessário na indústria. Tendo em vista que o ambiente precisa estar sempre limpo e, no ramo farmacêutico, por exemplo, climatizado, é de extrema importância sua utilização. 

Aspectos como temperatura e umidade são alguns dos fatores que realçam a importância do sistema AVAC-R na indústria e garantem bons resultados.  

Afinal, manter o ar em temperaturas elevadas podem resultar em danos como: 

  • Riscos físicos para a saúde;
  • Batimento cardíaco alterado e aumento da temperatura corporal;
  • Síncope, em casos mais graves, que atua na falta de recebimento do oxigênio;
  • Problemas respiratórios;
  • Desidratação.

Sem contar outros inúmeros problemas que a longo prazo podem prejudicar não apenas o rendimento de uma equipe, como também (e principalmente) a saúde dos empregados.

Saiba mais:

Benefícios de apostar em um bom sistema AVAC-R para a indústria

Primeiramente, é importante entender o que cada um dos itens da sigla AVAC-R oferece especificamente. São eles:

  • Aquecimento – Mantém a temperatura razoavelmente agradável em dias mais frios. Persiste na correção de temperaturas abaixo do ideal, ou no reaquecimento do ar.
  • Ventilação – É claro que além de ventilar, ele promove a melhor circulação do ar no ambiente.
  • Ar Condicionado – Como já dito anteriormente, este sistema em específico, cujo uso é universal, colabora para o controle de temperatura. Além disso, ajusta a ventilação, bem como a climatização do ambiente. Em suma, é possível também usar filtros de ar nos equipamentos para auxiliar na retirada de impurezas e contaminantes.
  • Refrigeração – É essencial em algumas aplicações industriais. Entre elas, a indústria alimentícia – dentro de mercados, por exemplo – e em frigoríficos.  

A união desses fatores garante ainda mais estabilidade, facilita a limpeza e o conforto térmico de um ambiente e assegura a qualidade do seu ar.  

Por fim, para um ambiente industrial saudável, onde geralmente há muitos trabalhadores e equipamentos juntos, o sistema AVAC-R é essencial.  E continue acompanhando os canais oficias da Febrava para mais dicas sobre o setor.

Facebook Comments Box