Controladores eletrônicos para sistemas de AVAC-R
Foto: Reprodução

Os controladores eletrônicos são há muito tempo utilizados em diversos processos industriais, comerciais e prediais, com o objetivo de automatizar operações, mantendo-as dentro de parâmetros pré-definidos e garantindo assim a eficiência dos processos.

No setor predial, os controles eletrônicos vêm sendo utilizados cada vez mais devido à busca por eficiência, redução de custos, economia e preocupação com o conforto e saúde dos usuários dos estabelecimentos. Iluminação, ar-condicionado, ventilação, aquecimento, frio alimentar, segurança contra incêndio e controle de acesso são exemplos de sistemas que podem e devem ser controlados eletronicamente para que haja a maior segurança e eficiência possível. Os controladores também têm papel fundamental na função de possibilitar aos gestores prediais monitorar e controlar tais sistemas de maneira remota, através de aplicativos, software de computador ou até mesmo email, SMS e whatsapp.

Antes de falarmos sobre as aplicações é importante apresentar o conceito básico de funcionamento dos controladores eletrônicos: o controlador é o equipamento central em uma arquitetura de sistema eletrônico e ao lado dele estão os equipamentos que chamamos de “entradas” e “saídas”.

Essa é uma seleção de conteúdo da Reed Exhibitions sobre o mercado. Para conferir o conteúdo original, visite o site Engenharia e Arquitetura.

Facebook Comments Box