Conectividade revoluciona indústria global de automação e controle

Conteúdo publicado originalmente na Revista do Frio

Conectividade revoluciona indústria global de automação e controle

Automação e controle possuem um papel cada vez mais importante na indústria de refrigeração e ar condicionado. Segundo fabricantes consultados pela Revista do Frio, a evolução desse mercado ocorre à medida em que os contratantes entendem que a aplicação dessas tecnologias traz como resultado mais eficiência energética e economia com manutenção em seus empreendimentos, entre os quais supermercados e edifícios comerciais.

Uma prática muito comum no segmento de automação tem sido a criação de controles dedicados e customizados, atendendo diretamente às necessidades particulares de cada cliente para obter a melhoria de performance desejada, conforme revela Ederson Moreira, coordenador de serviços da Emerson.

Leia também:

Isso vai ao encontro do conceito inovador da Internet das Coisas (IoT) trazido para o setor nos últimos anos. “Tudo caminha para que, cada vez mais, os sistemas sejam inteligentes ao ponto de não só reportar um problema, mas também indicar sua solução”, explica.

“Outra grande inovação – a mais importante, na minha opinião – é a prevenção de problemas proporcionada pela análise de dados estatísticos, ou seja, a automação traça um perfil comportamental e define tendências, permitindo atuar de forma preventiva, reportando algo que ainda não aconteceu. Isso é o que podemos chamar de inteligência artificial (IA).”

Esta é uma curadoria de conteúdo da RX Brasil sobre automação e controle na indústria de refrigeração e ar condicionado. Para continuar lendo, acesse Revista do Frio.

Facebook Comments Box