Como melhorar a eficiência energética e quais as vantagens

Como melhorar a eficiência energética e quais as vantagens
Foto: Pexels

O debate sobre eficiência energética tem se tornado cada vez mais frequente. Fazer uso consciente das fontes de energia nos setores da indústria e do comércio é muito importante para a construção de um sistema mais sustentável. E, atualmente, a preocupação com sustentabilidade não é uma opção, é uma necessidade.

O que é eficiência energética?

Poderíamos resumir o termo à famosa frase “menos é mais”. Em outras palavras, significa realizar o máximo de atividades com o mínimo de gasto energético. Para isso, é preciso encontrar maneiras de reduzir esse gasto sem prejudicar os processos.

Como melhorar a eficiência energética?

O Brasil está na penúltima posição em assuntos de eficiência energética, se comparado as 16 maiores economias do mundo. Por isso, as empresas têm procurado caminhos para melhorar esse cenário. Alguns deles são:

  • Atualizar máquinas e equipamentos para modelos mais modernos, com foco naqueles com melhor desempenho energético;
  • Criar processos mais eficazes com o apoio da tecnologia;
  • Automatizar sistemas;
  • Implementar técnicas de reuso de matéria-prima, como a água e a própria energia;
  • Utilizar iluminação natural em ambientes abertos;
  • Utilizar energia solar onde e quando for possível;
  • Incentivar funcionários a fazerem uso consciência de recursos como energia e água no seu dia a dia.

Leia também:

Eficiência energética no AVAC-R é tema do Febrava Digital Summit

Ar-condicionado e eficiência energética: o que eles têm em comum?

Quais as vantagens de melhorar a eficiência energética?

Se engana quem pensa que o ganho, ao fazer uso eficiente de energia, acontece apenas no âmbito da sustentabilidade. As empresas também têm sua cota de benefícios. Conheça alguns deles:

Redução de gastos

Utilizar menos energia impacta diretamente nas despesas da empresa. E o valor economizado pode ser investido em outros projetos.

Imagem positiva no mercado

Segundo levantamento da Economist Intelligence Unit, a procura por produtos e, consequentemente, empresas sustentáveis cresceu 71% de 2016 a 2020. O estudo analisou o Brasil e mais 53 países. Inclusive, fomos responsáveis pelo maior número de assinaturas em campanhas em prol da biodiversidade e natureza no mundo nesse período. Portanto, a preocupação com sustentabilidade atrai mais clientes.

Melhoria na operação e assertividade

Melhores equipamentos e tecnologia tornam os processos mais simples e rápidos. Além disso, ajudam na realização de monitoramento, o que impacta diretamente nas despesas, escolha de investimentos e definição de estratégias.

Quer saber mais sobre eficiência energética e como ela impacta o setor AVAC-R? Participe do Febrava Digital Summit, no dia 28 de julho, às 16h. Evento online e gratuito, com vagas limitadas. Inscreva-se aqui.

Facebook Comments Box