“Transformando serviços informais de refrigeração em um negócio de sucesso”

Conheça a história de Tatiana Cabral e o marido, que hoje são sócios na Maquino e Frio MS, em Campo Grande. Por G1

Para Tatiana Cabral Nogueira, a inspiração para empreender veio do marido. Acompanhando os trabalhos do companheiro de perto, ela percebeu que poderia transformar esse potencial em um negócio e decidiu investir na ideia. Desde 2017, eles comandam a Maquino e Frio MS – uma empresa especializada na prestação de serviços comerciais e domiciliares de instalação e manutenção de aparelhos de refrigeração.

“Eu trabalhava na SEJUSP e resolvi sair do meu serviço para poder ajudar o meu esposo nessa área. Realmente vesti a camisa e fui trabalhar. Muitas vezes, falavam até que eu era ‘praticamente um homem’, já que eu trabalhava tanto na limpeza de um ar condicionado, quanto na construção de uma máquina frigorífica”, conta Tatiana.

Construindo conhecimentos

No começo, o casal tinha a mão de obra e o sonho, mas isso não era o suficiente para abrir o próprio negócio.

“Eu queria poder ajudar, só que eu não tinha um conhecimento jurídico, não sabia como fazer uma nota fiscal, não sabia como a gente poderia entrar nesse meio. A gente deixava de fazer muito serviço porque não tinha um CNPJ. Não tinha a formalização de uma empresa”.

Leia também: EPI Técnico de refrigeração: Medidas de segurança ao trabalhar com ar-condicionado

Por isso desde o início o Sebrae faz parte dessa trajetória. “O Sebrae nos ajudou com às coisas mais básicas, como a abertura do CNPJ. Com o Sebrae, tive noção de como tudo funcionava. Não era só abrir o MEI e pagar o boleto mensalmente. Era abrir a empresa, fazer ela funcionar adequadamente e ter uma constante evolução. Como nós ainda trabalhamos com máquinas e ferramentas relacionadas à tecnologia, sempre precisamos buscar conhecimento para ter mais experiência nesse ramo”, afirma.

A participação no programa Mulher de Negócios foi outro marco importante na vida pessoal e profissional de Tatiana.

Esta é uma curadoria de conteúdo da RX Brasil sobre negócios de sucesso no setor de refrigeração. Para continuar lendo, acesse o site do G1.

Facebook Comments Box