CONBRAVA 2021 abordará a qualidade de vida e segurança das pessoas

Qualidade do Ar Interno, Eficiência Energética, Fluidos Refrigerantes e Tratamento de Águas serão os temas destacados nas mesas-redondas durante o CONBRAVA. Inscrições abertas!

Marcado para acontecer entre os dias 23 e 25 de novembro, o XVII CONBRAVA – Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar tratará do tema “Tendências e Impactos do AVAC-R na qualidade de vida e segurança das pessoas”.  De acordo com comissão organizadora desta edição, o Congresso pretende evidenciar a importância dos setores de climatização e refrigeração para a Sociedade, tendo em vista que os sistemas dos setores representados são essenciais para a segurança alimentar, saúde, conforto, bem-estar e produtividade. Quatro mesas-redondas estão previstas para acontecer durante o evento, são elas: Qualidade do Ar Interno, Eficiência Energética, Fluidos Refrigerante e a inédita Tratamento de Águas em Sistemas AVAC-R. Devido a pandemia da COVID19, o evento acontecerá de forma híbrida (formato online e presencial), no São Paulo Expo – SP. As Inscrições estão abertas.

O CONBRAVA tem por objetivo a troca de experiência, atualização e difusão de conhecimentos baseados no que existe de mais modernos em tecnologias e soluções no escopo dos segmentos representados. A programação dos três dias de congresso conta com palestras nacionais e internacionais, oferecendo aos participantes acesso ao que existe disponível de mais atual no setor AVAC-R, além de estarem reunidos com os mais renomados profissionais que atuam nos setores representados. 

Um dos desafios para a comissão, foi a definição dos temas, tendo em vista que o setor AVAC-R está inserido em todas as cadeias produtivas da economia, e diretamente ligado à vida das pessoas. Nesse momento de pandemia, os grandes centros urbanos necessitam de bons projetos, equipamentos, instalações e manutenção, itens essenciais para o funcionamento de todos os setores da economia nacional e fundamentais para a qualidade de vida e segurança das pessoas. 

As mesas-redondas 

A programação do Conbrava contará com a realização de quatro mesas-redondas, ocasião em que profissionais multidisciplinares se reunirão diante das temáticas: Fluido Refrigerante, Eficiência Energética, Qualidade do Ar Interno e Tratamento de Águas.  

O Prof. Roberto Peixoto do Instituto Mauá, coordenará a mesa de Fluidos Refrigerantes abordará todo o cenário do setor de refrigeração e ar-condicionado com relação aos fluidos refrigerantes, que está de certa forma caminhando de um jeito mais seguro devido à Emenda de Kigali, aprovada há 3 anos, que apresenta informações mais seguras a serem adotadas no processo de substituição de fluidos, mas, que ainda é um desafio por conta da das medidas do protocolo de Montreal, devida à eliminação e redução dos HCFS. A mesa contará com representantes convidado dos setores produtores, importadores, como usuários. 

A mesa-redonda de Eficiência Energética estará sob a coordenação do Eng° José Carlos Felamingo da Union RHAC, e abordará um dos temas de maior evidência atualmente devido à crise energética no país. Para direcionar o assunto, Felamingo e o Prof. Enio Bandarra, vice-presidente da mesa, optaram por destacarem um tema para o debate “O impacto do aquecimento global no AVAC-R”, de forma a direcionar a discussão que será promovida na ocasião.  

O Prof. Antonio Luis de Campos Mariani, Prof da USP e coordenador do LEQAI será o responsável pelo debate na mesa-redonda acerca de um dos temas mais comentados desde que se iniciou a pandemia da Covid19, a Qualidade do Ar Interno. Mariani ressalta que este é um assunto em evidência desde que foi publicada a portaria 3523 em 1989, em garantia a qualidade do ar de interiores e prevenção de riscos à saúde dos ocupantes de ambientes climatizados. Mas, a preocupação com a qualidade do ar a ser respirado nos ambientes internos ficou em evidência desde o início da pandemia do vírus Sars-Cov-2, e que deixou em evidência temas como ventilação e o uso do ar-condicionado. As recomendações e protocolos divulgados para abrir portas e janelas levantaram discussões, e chamaram atenção de profissionais que atuam em setores relacionados ao ar-condicionado e refrigeração. Quebrar este paradigma, de que abrir portas e janelas basta, para que as pessoas possam ter um retorno seguro aos ambientes de trabalho, escola e lazer tem sido um dos maiores desafios encontrados por todos.  

E, complementando os três assuntos das mesas de outras edições, esta será a primeira edição do Conbrava que contará com a mesa-redonda Tratamento de Águas para sistemas AVAC-R, que será comandada por Charles Domingues, presidente do Departamento Nacional de Tratamento de Águas da ABRAVA. A temática tratamento de águas será tratada no Congresso em momento oportuno, ocasião em que o Brasil vive uma crise hídrica, e qualquer forma de aproveitamento das águas é de grande valia. Para a ocasião, os coordenadores da mesa Charles e o Prof Alberto Hernandes da USP optaram por levar para a discussão o conceito do Triple Bottom Line ou o Tripé da Sustentabilidade, que apresenta uma visão holística de três pontos distintos o Social, Ambiental e Econômico, e neste sentido definiram o tema para ser discutido como  “Programa de Tratamento de Águas e sua relação com a conservação, performance, sustentabilidade em sistemas de AVAC-R”. Para a ocasião, a discussão acerca do tema contará com representantes de um órgão ambiental, do Conselho Regional de Química, um representante da Academia, e um usuário final.  

As inscrições estão abertas! Consulte a programação e faça sua inscrição no site www.conbrava.com.br, clique aqui para acessar.

Facebook Comments Box