Nos dias 22 e 23 de novembro, aconteceu o XXI Encontro Nacional de Empresas Projetistas e Consultores, que abordou o tema “Qualidade do Ar, Segurança e Saúde começam no Projeto de Ar Condicionado”. O evento organizado pelo DNPC – Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento, aconteceu de forma híbrida, e cumpriu todas as restrições sanitárias vigentes.

Foram dois dias dedicados a palestras, troca de experiências, atualização de conhecimentos, divulgação de novas tecnologias e networking entre profissionais do setor e consumidores de projetos e instalações de AVAC-R (Aquecimento, Ventilação, Ar Condicionado e Refrigeração). O objetivo do Encontro foi atingido ao disseminar informações a respeito da importância do projeto como elemento crucial para se conseguir a segurança e saúde dos ocupantes, ao prover maior qualidade do ar em espaços internos, sem deixar em segundo plano a eficiência energética dos sistemas.

Conscientizar e estimular o cliente, levando-o a refletir juntamente com o usuário para além dos custos de curto prazo, considerando o atendimento às normativas, como também a minimização dos riscos à saúde, bem-estar e ao meio ambiente, são alguns dos desafios para um projetista quando da concepção de um projeto e seu orçamento para implantação. O projeto é o primeiro e crucial passo em direção à garantia da qualidade do ar, segurança e saúde das pessoas. Sem um projeto bem elaborado e concebido em conformidade com as normativas, todo o restante da cadeia, composta pela instalação, operação e manutenção, será prejudicado. Para que se tenha êxito na concepção em ambientes internos seguros, é preciso que o cliente busque pela qualidade de vida em seu empreendimento desde o momento inicial do projeto até na execução das instalações, devendo o instalador confiar no trabalho do projetista para executá-las conforme planejado.

Para a comissão organizadora, a decisão de fazer o evento presencial com o número de pessoas compatível com a renovação de ar adequada e comprovada por meio de análises de vazão de ar externo e balanceamento dos sistemas com procedimentos em conformidade com a ASHRAE e SMACNA exigiu investimentos e comunicação intensa com os responsáveis pelo local do evento e pela própria operação de suas instalações. Mas, foram ações necessárias para a garantia da qualidade do ar interno, segurança e saúde das pessoas, comprovada pela aferição dos parâmetros durante todo o evento, e colocando em prática os conceitos defendidos pelas empresas projetistas durante o encontroe em seus projetos.

Na programação dos dois dias do Encontro, foi possível conferir mais de 15 palestras de projetistas, fabricantes, instaladores, acadêmicas, representantes da área médica como o Dr. Gonzalo Vecina, Dr. Paulo Saldiva e Dra. Adelia Marçal dos Santos, e governamental (Ministério Público do Trabalho – MPT) representado pelo procurador Luciano Leiva, dentre outros. A multidisciplinariedade das áreas de atuação dos palestrantes, permitiu trazer para o evento qualidade técnica, sinergia e integração das informações disponíveis para melhorias no setor do AVAC-R, e sociedade como um todo, e em especial chamar atenção para a importância de um projeto de ar condicionado, levando em consideração ambientes seguros do ponto de vista das pessoas que circulam por ambientes climatizados e processos, otimização do uso de energia e o tratamento da água.

O primeiro dia começou com a formação de uma mesa de abertura a qual contou com a presença das seguintes pessoas:  Arnaldo Basile – Presidente Executivo da ABRAVA e representante do Presidente do Conselho de Administração da Associação – Pedro Evangelinos; Miguel Ferreirós – Presidente DNPC- ABRAVA; Edson Alves – Presidente da SMACNA; Carlos Eduardo Trombini – SINDRATAR/SP; e, Mário Alexandre  – Vice-presidente ASBRAV.

O primeiro dia contou ainda com a palestra magna do SMACNA EUA, representada na ocasião por Eli P. Howard, III é o Diretor Executivo de Serviços Técnicos e Pesquisa que abordou o tema SMACNA System Air Leakage Test Standard.

Entre os pontos altos do ENPC 2021, a mesa-redonda com a temática de qualidade do ar interno de forma inédita aconteceu conjuntamente ao maior congresso da américa latina em AVAC-R denominado CONBRAVA, que segundo os organizadores baseou-se para criação da mesa na situação dos ambientes interiores no contexto da pandemia da COVID-19, com especial atenção para a monitoração de grandezas nestes ambientes com registro contínuo, e discutiu aspectos da interpretação destas informações. Concluiu-se que, a mitigação dos riscos para as pessoas nestes ambientes é o principal objetivo a ser atingido. Para tanto, deve-se atentar para a monitoração de parâmetros relacionados com a QAI.

De acordo com o Eng° Miguel Ferreirós, então presidente do DNPC, “A união entre os Departamentos Nacionais da ABRAVA, com o CONBRAVA e com várias entidades irmãs permitiu que conseguíssemos envolver não somente os projetistas, fabricantes, instaladores e empresas de comissionamento e manutenção, mas também os usuários e consumidores”.

Homenagem

Assim como todos as edições, a comissão organizadora do evento homenageou uma personalidade do setor AVAC-R, que este ano ficou para Rosa Maria Silva Felip, bibliotecária do CEDOC – Centro de Documentação da ABRAVA desde 16/11/1987, em reconhecimento à sua dedicação a todos os profissionais e alunos dos setores representados.

Nova presidência DNPC

A cada dois anos, a gestão do Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores elege uma nova diretoria, desta forma o Eng° Miguel Ferreirós, da Garneira Engenharia, passou o cargo de presidente para o Eng° Francisco Pimenta, da Climatizar Engenharia. Para tanto, um novo vice-presidente foi eleito, passando assim ao cargo o Eng° Fernando Tessaro, da Termacon Engenharia.

Para Francisco Pimenta, presidente eleito para a gestão de 2022/2023, “O maior desafio será manter a qualidade das gestões passadas, nas quais as empresas projetistas e consultores foram muito bem representados. Estamos motivados e pensando em novidades e muita ação, tudo isso para reproduzir a ABRAVA da melhor maneira possível para a sociedade como um todo e não somente para a comunidade AVAC-R.”

O encerramento

A programação do ENPC 2021 foi encerrada com o tradicional sorteio realizado entre as empresas associadas ao DNPC, de uma viagem à feira da ASHRAE – AHR ,  cujo agraciado o Eng° Carlos Prudente, da Prudente Engenharia – MG.

Entre os sorteios, a empresa patrocinadora Sicflux concedeu cinco viagens para uma visita técnica à sua fábrica em Joinville – SC. Os sorteados foram: Fernando Tessaro da Termacon de Brasília – DF; Ana Luiza Guimarães da Datum do Rio de Janeiro – RJ; Ricardo Gibrail da Air Systems de Brasília – DF; Paulo Presotto da SPM de Poto Alegre – RS; e, Fábio Takacs da Pensar de São Paulo – SP.

O XXI Encontro Nacional de Empresas Projetistas e Consultores como mestre de cerimônia o Eng° Carlos Madeira, consultor do DNPC. Contou ainda com o patrocínio das seguintes empresas: BELIMO, DAIKIN, ECOQUEST, EVAPCO, MIDEA CARRIER, SIFLUX, TRANE, TROX e VELTHA. Como copatrocinadores, foram as seguintes empresas: ARMACELL e Johnson Controls.

Entidades relacionadas ao setor AVAC-R confirmaram seu apoio ao evento as seguintes instituições: ABRAFAC, ABRASIP, ABRINSTAL, ANPRAC, ASBRAV, ASHRAE, CONBRAVA, CNCR,  FEI, FEBRAVA, SENAI, SIMMME’F, SMACNA BRASIL, e SBCC.

Esta é uma curadoria de conteúdo da RX Brasil sobre o XXI Encontro Nacional de Empresas Projetistas e Consultores .

Facebook Comments Box