Manutenção em outro mundo

Calma, nada a ver com o sobrenatural. O assunto aqui é um princípio de febre chamado metaverso, que pode trazer novidades interessantes para técnicos e engenheiros do HVAC-R

metaverso avac-r
Foto reprodução

Tudo começou em outubro último, quando um nome conhecidíssimo de todos nós, o Facebook, anunciou que passaria a se chamar Meta, em alusão a uma nova esfera da realidade virtual que já demonstra grande potencial de emplacar.

Sim, mister Mark Zuckerberg precisava desviar as atenções de problemas internos que ameaçam a reputação do seu hoje menos milionário negócio, é verdade. Mas por que resolveu justamente rebatizá-lo como Meta?

O mercado imobiliário tem fornecido o principal exemplo de como as coisas funcionarão nesse universo paralelo e quais motivos o tornam tão promissor para um visionário desse naipe.

Empresas e pessoas estão adquirindo terrenos, casas e escritórios para promover encontros que farão da lives de hoje companheiras do orelhão no museu da tecnologia.

Artistas e figurões de vários setores têm fomentado uma especulação crescente na área ao simplesmente marcar em mídia social aquilo que acharam interessante em suas buscas por um novo teto.

O certificado de propriedade são os chamadas NFTs (tokens não fungíveis), os mesmas que legitimam a posse de criptomoedas, elemento essencial nisso tudo, já que no metaverso não haverá entrada grátis.

Grandes redes varejistas e bancos também estão anunciando bombásticas aquisições do gênero, apressando assim o passo do fechamento de lojas e agências físicas, tendência que o atendimento remoto, turbinado pela pandemia, já vinha potencializando.

A coisa está assumindo tal proporção, que até o Leão do Imposto de Renda já quer saber o que as pessoas físicas e jurídicas possuem em matéria desses bens, digamos, imateriais, mas que certamente possuem valor monetário.

E o nosso setor com isso?

Bem, em busca de respostas fomos ouvir Leonardo Cozac, engenheiro civil e de segurança do trabalho, CEO da empresa Conforlab, cuja missão, desde 2004, é prover a boa qualidade do ar nos ambientes internos.

Esta é uma curadoria de conteúdo da RX Brasil sobre AVAC-R no metaverso. Para continuar lendo, acesse o Blog do Frio.

Facebook Comments Box